segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

De Fortaleza a João Pessoa

João Pessoa
25 de janeiro
Então, cá estou eu em João Pessoa. Cidade gostosa, bonita e acolhedora. O hostel daqui, o Manaíra, é super bom. É enorme, camas boas, banheiro idem.

Hostel Manaíra



repentistas em João Pessoa

Igreja de São Francisco

O coco mais oriental das Américas

João Pessoa

Cheguei hoje por volta das 2 horas da madrugada e fui direto pra cama. Depois da soneca, café da manhã e rua com dois parceiros de albergue: Sofia (SP) e Marco (RJ/AM).
Fomos pela praia até o ponto de ônibus que deveríamos pegar para ir ao Farol do Cabo Branco, bem próximo da Ponta dos Seixas - ponto extremo oriental das Américas. No caminho tropeçamos na Estação Ciência, Cultura e Artes, um belíssimo prédio de Oscar Niemeyer. Entramos, é claro. As exposições estavam muito boas e o prédio surpreendendo a cada momento. Depois, uma rápida passada pelo centro histórico – voltarei lá, com certeza. O dia terminou com uma sentadinha num barzinho a beira da praia com espetinhos de peixe na brasa e dois repentistas - JB da Viola e Manuel Alves, a contar causos sobre nós para nós. Ai, ai, que vidinha mais ou menos ...

Estação Ciência, Cultura e Artes

João Pessoa

Caranguejos em João Pessoa


Eis como cheguei até aqui:

Fiquei três dias em Fortaleza no hostel de mesmo nome. Fiz algumas parcerias, alugamos um carro e passamos um dia na Praia de Morro Branco. A praia tem Falésias - paredões de areia que infelizmente, apesar de fazer parte do patrimônio do Ceará, estão sendo devastadas por construções bem próximas. O local é belo. As areias contam com diversas cores. Mais adiante encontra-se a Praia das Fontes.
Praia do Morro Branco

Falésias

Parceiros em Fortaleza
Choveu o tempo todo mas isso não nos impediu de conhecer diversos lugares. Como o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. O prédio, concebido pelos arquitetos Delberg Ponce de Leon e Fausto Nilo foi erguido em uma antiga área portuária de Fortaleza e chama a atenção assim como sua programação. A parte mais legal foi ter almoçado com meu primo Cid que deixou de ser gaúcho e virou cearense. Fazia um tempão que não nos víamos.

Eu e Cid

4 comentários:

  1. Malu, como diz a canção:
    "Paraíba-masculina,
    mulher-macho,
    sim senhor.
    Êta Paraíba!"

    Um abraço pra ti, pequenina.
    Bambadinca

    ResponderExcluir
  2. E aí, Maluzinha, deixaste o RN para trás? Já que estás em JP, não deixes de ver o por do sol da praia do Jacaré, ao som de um maravilhoso violino (informe-se, pois parece-me que o músico não se apresenta todos os dias). O centro histórico realmente vale um retorno, de preferência com bastante tempo, mas aproveita para conhecer algumas praias em municípios próximos que valem a pena: Tabatinga, Coqueirinho(não se espante com a estrada), Carapibus, Jacumã, Tambaba(se quiseres, já aproveita para "comungar" melhor com a natureza, passando para o lado onde se pratica o "naturismo"); e tem também Barra do Gramame, um verdadeiro paraíso com mirante e tudo. E outras, que nem lembro o nome...

    Um beijão
    Marlí

    ResponderExcluir
  3. Movimentada ..... viagem....... Divirta seus olhos.... com paisagens...!!!!
    Gilse

    ResponderExcluir
  4. Que prédio lindo, que falésias lindas, que Malu linda também!!Beijokas, querida!Dir

    ResponderExcluir