quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Parque das Oito Cachoeiras

São Chico



São Francisco de Paula, ou melhor, São Chico


 minha cabana - fundos com sacadinha
 minha cabana - frente com neblina
minha cabana - frente com minha cachoeira particular ao fundo - "Ronda"

       Não conhecia apesar de uma amiga muito querida vir sempre pra cá com a família quando pequena. Aliás, faz horas que não vejo a Dorothée, deve estar traduzindo algo ou criando uma nova editora em Flops.

 Este é apenas o início das trilhas


 tudo com placas indicativas



Não é que foi por estas bandas que teve um prefeito que acreditava que o mundo iria acabar e sugeriu que todos fizessem estoques de mantimentos... E o mundo não acabou.
Então antes de comentar meus momentos maravilhosos neste – mais um pedacinho dos Campos de Cima da Serra – vou deixar este vídeo do Dussek que recebi do Deni, outro ser humano que bandeia por aí e se fica sabendo de algo dele somente de vez em quando. É sobre o fim do mundo que não aconteceu!


Então, troquei de emprego, tô bem mais feliz, tirei férias, mas só pude sair uma semana. Isso eu soube quase na véspera: “Tu só tens uma semana e começa na próxima segunda.” Isso era uma quinta-feira.
Uau!!!! Pensei eu, que estava já quase aposentada preparando a mochila para voos mais altos e, agora: “uminha” semaninha...
Tá bom, não vou me “michar”. Abri o berreiro – Ei aí ô! - Alguém sabe de um lugar assim, assim?????? E não é que tinha? A Inês Julia, outro ser que eu não via há muitos tempos, fizemos até o Pós juntas. Bons tempos. Então me falou do Parque das Oito Cachoeiras em São Chico.


 As trilhas são perigosas e lindas, tem de tudo, olha só!




Morro de medo de pedra junto com água e, em Cachoeiras tem bastante. Morro de medo de dirigir na estrada, ainda mais sozinha, mas fui.
Bem, eu tinha medo de dirigir na estrada e fui no ano novo com amigos, mas dirigindo. Não sei nadar e nadei bem direitinho no Rincão Gaia no lago com 15 metros de profundidade, com colete salva vidas, é claro!


 Cachoeira do Remanso


 trilha para a Cachoeira do Remanso,é assim mesmo, a rocha está à esquerda e sobre a cabeça do ser  que passa na trilha de terra ao chão
 vista de cima da Cachoeira do Remanso


vista de cima da Cachoeira do Remanso


 Cachoeira Escondida


 uma das pontes que levam para a Cachoeira Escondida


 quando pensa que está perto ...


 trilha para a Cachoeira Escondida


 quando pensa que chegou ...


 Cachoeira Escondida


Cachoeira Escondida

Então, depois de uma certa, bem CERTA idade, acho que temos que meter a cara na vida. Chega de medos, é como meu pai dizia: se não tem solução, solucionado está, desde que tu tentes tudo antes! E estou tentando.
Hoje é quarta, dia 9 e parece que já estou aqui há um mês.
Por enquanto estou “solita no más” por aqui. Mas parece que a Naia e a Gilse vão dar as caras por estas bandas. Serão bem-vindas.


 As trilhas tem mais que os belos tons de verde

estas estavam no pé da ponte que leva para a Cachoeira Escondida

No Rincão Gaia lembrei todo o tempo da Ju, tinha até Yoga e a professora era a cara e tinha os trejeitos da Juju. A Silvana Ávila e a Aline, nossa, tanto num lugar quanto noutro é só natureza, é verde, verde, verde, “todos os tons de verde”, mas tem também florezinhas, aguinhas, pedrinhas, nuvens, cerração, sol... uau. Acho que só o Isaías não ia curtir muito – cadê o cinema, o show, o espetáculo? Aqui tem mosquito, formiga.... Minha querida amiga Isabel é que iria curtir estes momentos de paz que tem por aqui, com certeza.


Não vou falar de todo mundo, senão não dá pra postar as fotos, que todo mundo quer ver, né. O resto do mundo está no meu coração!!!



Aqui é um Parque particular que chama Parque das Oito Cachoeiras e tem umas cabanas bem legais para ficar hospedado, fora isso, o parque é aberto para visitantes que querem fazer as trilhas, são todas autoguiadas, tem umas marcações de tinta amarela em pedras e árvores. Isso não atrapalha porque o parque é imenso.

placa para Cachoeira dos Pilões

ponte para Cachoeira dos Pilões

 escadinha para Cachoeira dos Pilões


 parte de cima da escadinha
outra parte da escadinha para Cachoeira dos Pilões


Cachoeira dos Pilões


Cachoeira dos Pilões


 trilha para Cachoeira dos Pilões
Cachoeira dos Pilões

Conversei com a Terezinha, que administra o local e fiz todos os elogios possíveis e, é claro, alguns comentários do que não gostei. Por exemplo, nos rios, onde desaguam as cachoeiras, encontra-se restos de panos, esponja e plásticos. Não é uma enorme quantidade, mas num parque tão bem cuidado isso fica bem chato. Ela me colocou que antigamente tinha um lixão no topo do morro e que já foi desativado, mas devido a algumas más administrações publicas da cidade tudo não foi bem limpo e, quando ocorre uma enxurrada tudo desce pelas cachoeiras, mas que já estão tomando providências. Por isso então, é que em apenas um córrego tem a placa de água potável. Espero que com o tempo as coisas melhorem. Outra questão que coloquei é que algumas correntes que prendem pontes e ajudam nas descidas estão com problemas de manutenção. E por último, o wireless deles é bem fraquinho e acabamos ficando sem conexão por um tempo porque tem muitos computadores para pouca antena. O negócio é acordar bem cedinho que tu consegues conectar.

Parada obrigatória - água potável

São 130 hectares de mata atlântica, com vales, cerros, cascatas, cachoeiras e animais silvestres (só vi borboleta, sapo, aranha e passarinho, que também são silvestres, né.).
Tomar banho de cachoeira é tudo de bom, agora imagina: cada dia tu escolhe uma diferente – que tal? Vou de mochila, toalha, garrafa d’agua, fruta, lanche, chinelo, chapéu, protetor, repelente. Roupa que dá pra entrar nas cachoeiras e que secam rápido e é só tirar as botinas e colocar os chinelos. Uma tristeza, não dá pra acreditar!


 trilha para a Cachoeira do Quatrilho


 placa indicativa e cuidados para ir até a  Cachoeira do Quatrilho


 ponte pênsil para a  Cachoeira do Quatrilho


 placa que indica a quantidade de pessoas a passar juntas na ponte


 trilha para a Cachoeira do Quatrilho
 escadinha para chegar na  Cachoeira do Quatrilho


  Cachoeira do Quatrilho


 Cachoeira do Quatrilho

O Parque fica a apenas 2,5 km do Lago São Bernardo, o acesso apresenta boas condições na porção de seus 800 metros de estrada de chão batido.
O acesso as cachoeiras somente pode ser feito pelas trilhas. Cada trilha tem um grau de dificuldade diferente, indo de 1 a 5, conforme a distância e os obstáculos que se apresentam.


 cascata do Perau Redondo


 placa indicativa para "minha" Cachoeira Ronda


 trilha Cachoeira Ronda

 parei aqui porque o resto da trilha é ir pulando de pedra empedra dentro do rio


 e ainda faltava um pouco


mas de longe eu vi a Ronda


 placa indicativa da Neblina e da Ronda


 Cachoeira da Neblina


  Cachoeira da Neblina


 Cachoeira da Neblina


Eis as Cachoeiras e seus graus de dificuldade:

Grau Dificuldade 5Gêmeas Gigantes, tempo aproximado da trilha 5hs, distância 10180mts, altura aproximada 98 mts - nem pensei... 

Grau Dificuldade 5Ravina, tempo aproximado da trilha 1h30min, distância 1870mts, altura aproximada 35 mts - nem pensei... 

Grau Dificuldade 4Quatrilho, tempo aproximado da trilha 2hs30min, distância 4880mts, altura aproximada 40 mts – ESTA EU FUI !!!!!!

Grau Dificuldade 4Ronda, tempo aproximado da trilha 40min, distância 2460mts, altura aproximada 100 mts – ESTA É A MINHA CACHOEIRA QUE VEJO DAMINHA JANELA!!!!! – Fui até um pedaço, depois amarelei, é muito difícil – mas a vejo todos os dias...

Grau Dificuldade 4Pilões, tempo aproximado da trilha 1h, distância 1770mts, altura aproximada 30 mts – ESTA EU FUI !!!!!!

Grau Dificuldade 3Neblina, tempo aproximado da trilha 30min, distância 2160mts, altura aproximada 45 mts – ESTA EU FUI !!!!!!

Grau Dificuldade 2Escondida, tempo aproximado da trilha 30min, distância 1770mts, altura aproximada 40 mts – ESTA EU FUI !!!!!!

Grau Dificuldade 1Remanso, tempo aproximado da trilha 15min, distância 880mts, altura aproximada 75 mts – ESTA EU FUI !!!!!! e na parte de cima também!





De minha parte, poderia ficar aqui contemplando minha cachoeira particular,  a RONDA, por um bom tempo, sem pressa, sem nada pra fazer.


Eu deitada na rede, meus pés apoiados na sacada contemplando minha cachoeira


Além do Parque aqui tem uma super livraria: a Miragem, em uma casa "super antiga recentemente construída". Vale a pena conhecer. Pena que o café estava fechado.

8 comentários:

  1. Que lindoooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!
    Na próxima vez me chama pra ir junto - na trilha Grau 1, hehehe!
    Bjão!!!

    :-D

    Prima Dunia

    ResponderExcluir
  2. Malu... belíssimo lugar... águas... fluxos... verdes... trilhas ... o Uruguaio ficou entusiasmado e eu também .... mas agora não podemos mesmo... aproveita bem... outra vez vamos juntos... beijos Gilse

    ResponderExcluir
  3. Malu a desbravadora... A cabana de madeira com varanda de frente pra bela paisagem é tudo de bom. Maravilha. Aproveite!
    Bambadinca

    ResponderExcluir
  4. Adorei o lugar, Maluzita! Belas fotos! "Acho" que até a cachoeira de nível 3 dá prá eu encarar...Vou pensar numa banda por lá hora destas!!! Obrigada por trazer mais um pedaço de paraíso prá perto de nós. Bjs!!1

    ResponderExcluir
  5. Tudo muito lindo. O lugar, as fotos as descrições... que voltes revigorada e ligue para as amigas para um bom bate papo de fim de tarde. Beijos. Regina Scherer

    ResponderExcluir
  6. Maluquita: como te disse pelo telefone, adorei o lugar, tudo muito lindo, dava até para sentir o cheiro da neblina, do verde, o astral purificador do lugar! E eu aqui no meio de argamassa, tinta, azulejo, pó, pó, muuuito pó... Se não fosse as tuas fotos, já tinha sufocado aqui! Um beijão!
    Aline da Rosa

    ResponderExcluir
  7. Nunca fiz todo o parque, mas conheço o local é lindo. Lindas fotos.Bjs. Marah

    ResponderExcluir
  8. Malucs! Há milhões de anos atrás bebi dessas águas com a Dorothée e fizemos uma deliciosa ambrosia. . . muito bom! Trilhas? . . . nein, nein. . . Hehehe!
    Muuuito lindo!!! Bj, Tereca

    ResponderExcluir